top of page
  • Karla Farias

Resiliência



O ano de 2020 nos levou a sacrifícios extremos. Fomos frustrados e testados em nossa resistência. Caminhamos pela dor, pela perda, pelo medo. Nossas bases ruíram. A sociedade precisou se reinventar. As relações humanas precisaram ser reconstruídas. Nossos valores e projetos de vida precisaram ser revistos. Muitas pessoas perderam a vida de fato, e para cada uma delas, pelo menos quatro ao seu entorno tiveram sua vida abalada por essa perda.


A pandemia nos fez conviver diariamente com a solidão, a saudade e a morte. E essas são contingências que a vida nos impôs que não somos capazes de controlar, apesar de estarmos sempre buscando fazê-lo. Parece sombrio, mas é possível sobreviver a tudo isso e sairmos mais fortes. Para isso precisamos compreender que não temos o controle de tudo. Na verdade, só temos controle de fato do que está em nós mesmos, que são nossas emoções, pensamentos e comportamentos. O dia amanhece nublado e isso afetará cada pessoa de um modo diferente, de acordo com suas expectativas. Não importa a condição meteorológica, mas o que cada indivíduo fará com esse fato. Será mais feliz aquele que melhor se adaptar à condição meteorológica do dia, ou seja, o indivíduo mais resiliente.


Resiliência é a capacidade do indivíduo se adaptar às mudanças, superar os obstáculos ou resistir às pressões de eventos como traumas, choques, estresse, etc. Pessoas resilientes tendem a aceitar o que não podem mudar, e encontram meios de conviver, superar e até ser feliz apesar de tudo. Por outro lado, as pessoas que não são resilientes tendem a se fixar no problema, muitas vezes caindo na armadilha da vitimização e autossabotagem. São propensas a transtornos de ansiedade e depressão.


Estamos iniciando um novo ano e assim como todos os anos, trazemos no nosso íntimo a esperança de que tudo será diferente. Mas a grande transformação deverá estar em nós mesmos. O que faremos com o que a vida nos trará? Cabe a nós dar novos significados aos fatos que nos ocorrem. Que em 2021 sejamos resilientes, corajosos, criativos e vencedores.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page