top of page
  • Patricia Adnet

Raiva: emoção que pode ser controlada


A raiva é uma emoção básica que está presente em qualquer ser humano, tendo a função de proteger o organismo. Portanto, é absolutamente normal senti-la algumas vezes. Ocorre que muitas pessoas a disparam com muita frequência e intensidade, e apresentam dificuldades em controlá-la ou regulá-la, gerando sérias consequências para si, desde doenças físicas como obesidade, problemas cardíacos, pressão alta, dores abdominais; até os transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, compulsões alimentares; e prejudicando seus relacionamentos.


Quando alguém se sente agredido ou desrespeitado, um dos primeiros sentimentos que aparece é a raiva. Ao senti-la, o corpo se prepara para se defender ou atacar e os pensamentos são alterados, assim como o comportamento. Importante dizer que esta emoção pode variar da irritação à fúria. Essa variação, ou seja, o quanto se fica enraivecido, é influenciada pela interpretação da pessoa para o que aconteceu. Uma pessoa pode ficar zangada se tiver que esperar na fila e, contudo, ouvir calmamente críticas quanto ao seu desempenho profissional. Já outra pode estar satisfeita em esperar numa fila e rapidamente atacar qualquer um que aponte suas falhas no trabalho.


Neste momento, o cortisol, chamado de hormônio do estresse, é liberado em abundância pelo cérebro, diminuindo outras substâncias responsáveis por manter o bem-estar. Porém, como o cortisol age em uma área cerebral que ajudaria no julgamento e bom-senso, a pessoa fica menos capaz de regular a raiva, devido à grande quantidade presente deste hormônio.


Dessa forma, se um indivíduo não consegue por si só controlar a raiva, a psicoterapia pode ajudá-lo a compreender suas crenças e o que provoca suas principais reações, possibilitando a descoberta de várias estratégias de como lidar com este sentimento. Além de incentivar a busca de uma vida mais saudável para produzir os hormônios do bem estar de forma mais efetiva, como a prática exercícios físicos, meditação, fazer atividades que deem prazer e até mesmo trabalhar de maneira mais equilibrada possível.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page