top of page
  • Patricia Adnet

Ciúme


O ciúme pode ser definido como um estado ou reação a uma ameaça percebida - real ou imaginária - a uma relação valorizada. Há um medo, apreensão de perder o parceiro, ou perder o seu lugar de afeição por parte da pessoa amada. No caso, tal emoção tende a motivar” comportamentos que possam lidar com esta ameaça. Porém, existe diferença entre ciúme “normal” e “patológico"?


O considerado normal é aquele baseado em fatos, enquanto o patológico procura por fatos e persiste na ausência de qualquer ameaça real, aumentando a desconfiança infundada. Para algumas pessoas o ciúme é qualificado como algo bom, uma prova de amor, mas para outros ele é associado a brigas, raiva, tristeza, angústia, desconfiança e pode contribuir para o término de um relacionamento.


A atenção sobre o ciúme é relevante, pois constitui uma problemática atual na sociedade, sendo necessário examinar aspectos importantes, como o fato do outro ser tratado como objeto, deixar de fazer atividades que gosta, diminuindo, assim, seu circulo de amizades. O ciumento age de forma com que o parceiro não exerça seus direitos e seja controlado.


Dessa forma, os psicólogos atuam de maneira fundamental para ajudar o indivíduo a entender as causas do ciúme e a como lidar com esta emoção; além de avaliarem quando ele está trazendo ou pode vir a trazer conseqüências prejudiciais para todos os envolvidos, partindo sempre de uma análise das possíveis conseqüências.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page