top of page
  • Patricia Adnet

Ansiedade Controlada: Saúde Equilibrada


Ande mais rápido, tome estimulantes e trabalhe mais, durma melhor com calmantes, vá à academia e siga um regime de exercícios “projetados” para relaxar. Tudo isso muitas vezes parece ser mais uma coisa que temos de encaixar em uma agenda abarrotada de compromissos, do que meios para alcançar um equilíbrio mental e físico. Vivemos em uma cultura onde o estresse superou a harmonia, tornando-se o estado mais comum. Jamais a humanidade esteve às voltas com tantas facilidades para se comunicar e obter informação. Ao mesmo tempo, poucas vezes na história, as pessoas têm se sentido tão oprimidas, fragmentadas, diluídas, pressionadas por resultados.

Consequentemente, a ansiedade, emoção básica de todo e qualquer ser humano, hoje se evidencia mais como uma inimiga do que como uma aliada. Ante toda a turbulência com a qual nos deparamos todos os dias, seja agressão verbal ou física, despreparo no trânsito, a mídia bombardeando tragédia uma atrás da outra, e tantas outras crises, homens e mulheres estão com os nervos à flor da pele, sem, muitas vezes, perceberem que várias sensações que consideram ruins foram disparadas devido ao funcionamento da ansiedade. Estas sensações envolvem desde um suor excessivo, tremores nas mãos até enjoos e aceleração dos batimentos cardíacos.

Ora, mas se tudo isso que se sente é considerado tão ruim para a maioria das pessoas, como esta emoção pode ser benéfica e não mais geradora de tantas preocupações, pânico e medos? A primeira questão que precisa ser esclarecida é que não é a ansiedade em si o problema. Como já foi dito, ela é inerente a todos nós e foi feita para nos proteger e não nos prejudicar. Ao nos depararmos com qualquer situação que consideramos ameaçadoras, o nosso corpo percebe isso e a ansiedade é acionada, com a função de nos prepararmos para fugir ou enfrentar o perigo. Contudo, como estamos vivendo o tempo todo apreensivos e prisioneiros nas nossas próprias casas, esta emoção fica em um nível muito alto e sem o devido controle. A solução para aprender a controlá-la implica neste primeiro passo: entender que ela é importante e favorável à nossa vida.

Se estamos cronicamente preocupados, sobrecarregados e com a ansiedade completamente elevada, não conseguimos nem mesmo utilizar nosso pleno potencial criativo no trabalho ou a paz nos relacionamentos íntimos na vida pessoal. A sensação que nos acompanha dia e noite é a de que as horas das quais necessitamos para nos dedicar a nós mesmos só faz decrescer. A saída para uma vida mais branda só poderá ser descoberta depois de uma reestruturação completa do presente modo de vida.

Dessa forma, muitos métodos para se atingir o reequilíbrio do homem foram desenvolvidos e são cada vez mais aperfeiçoados. A terapia tem como objetivo fornecer um espaço para que a pessoa possa descarregar tudo o que está acumulado e através da compreensão de si mesmo e do contexto onde está inserido, poder avaliar o seu estado de ansiedade e preocupações, para que futuramente não haja agravantes em sua saúde física e mental. Vale lembrar que o ser humano é um ser uno e complexo, onde mente e corpo sempre se interligam e trocam informações, merecendo de cada um de nós toda a atenção e cuidado necessários para uma vida mais tranquila possível.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page