top of page
Patricia Adnet

O que é obesidade?


Hoje em dia, a obesidade é mais estudada e discutida do que há alguns anos. Diversos profissionais da área da saúde encontram-se preocupados com o número crescente de pessoas obesas no país, fazendo com que este assunto mereça atenção e cuidados especiais. O que contribui para o percentual elevado é a contradição entre um culto ao corpo considerado perfeito e o estímulo a ingestão cada vez maior de produtos altamente calóricos e gordurosos.

O que significa então a palavra obesidade? Sinônimo de nediez ou pimelose (do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) significa excesso de gordura no organismo de uma pessoa. Existe diferença com relação a este excesso para homens e mulheres, levando-se em conta a altura e o peso de cada um. Há vários métodos para verificar se uma pessoa é obesa ou não, sendo o mais utilizado o chamado IMC (Índice de Massa Corpórea). É importante destacar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera sim que a obesidade é uma doença, que pode gerar sérios danos para a saúde.

Além disso, para entender melhor sobre esta doença, diagnosticá-la e tratá-la de forma efetiva, é preciso todo um conjunto de profissionais, incluindo médicos, nutricionistas e psicólogos, que atuarão de forma específica desde as causas até as consequências da mesma.

Outro ponto importante, é que a obesidade, diferente do que muitos pensam, não é causada somente por uma alimentação irregular. Há também aquela em que a pessoa não pratica exercícios físicos, levando uma vida sedentária, sem gasto de energia; a que ocorre devido a alterações internas, como as dos nossos hormônios; a causada por medicamentos e, por fim, a obesidade de causa genética.

Quando um obeso não procura tratamento, pode propiciar o desenvolvimento de outras doenças, como problemas de pressão, coração ou diabetes. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou mesmo achar que seu problema não tem solução, é recomendado que a pessoa procure ajuda especializada no assunto, para evitar que prejuízos maiores apareçam em sua vida.

Neste caso, o papel do psicólogo consiste em ajudar a pessoa obesa a compreender a origem de sua doença, o que a mantém, quais os problemas que ela está enfrentando em decorrência da obesidade e a auxiliará nas mudanças de seus hábitos, para que ela tenha uma melhora na qualidade de vida.

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Bulimia

bottom of page